quarta-feira, agosto 15, 2007

A compota no ponto certo


As pequenas maçazinhas verdes tinham um aspecto delicioso. À primeira dentada, porém, mostraram bem a acidez da sua têmpera. Percebi logo porque motivo as lagartas não os tinham visitado e os pássaros não os tinham bicado.

Para grandes males, grandes remédios. Depois de duas horas a descascá-los e a cortá-los em lascas, coloquei-os aos lume. Para combater a acidez, optei por lhe juntar uns pêssegos melados. O resultado foi uma compota que de tão extraordinária até a mim me surpreendeu, por ignorar ser capaz de fazer coisas tão saborosas.
As próximas são as pêras, já saboreadas pelos pássaros o que auspicia sabores açucarados.

(Bem sei que ainda não estamos no Outono e fazer compotas agora parece um bocado fora de época, mas em compensação esteve a chover toda a santa manhã, portanto acho que ajudou à cozedura da fruta. Além disso consegui aromatizar a casa toda com o cheiro da compota).

9 comentários:

Pisca disse...

Que "Mãos de Fada"
Só de ler já me estou a lamber, e logo eu que sou bem guloso

Ninas disse...

Se o meu marido vê estas fotos ...

:)

ele adora compotas e quanto mais doces melhores

Coca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Coca disse...

Pisca até corei, caramba. Mãos de fada, confesso que nunca me tinham chamado.
Ninas, pois então mostre lá as peras e as compotas ao homem.

Aos dois, como certamente tereís reparado são quatro frascos. Um para mim, outro para o Pisca, outro para a Ninas e, olhem, outro para quem o apanhar.

Terei muito gosto em partilhar a compota. É só combinar o encontro.

Pisca disse...

Não era caso para tanto, mas que são Mãos de Fada são, vendo as compotas e a "penteagem" do Gaspar e do Tejo.
Quanto à oferta, estou sem palavras, posso trocar por um sitio com umas sardinhas ou outro peixe a condizer com a compota, prometo esforçar-me.
As coisas boas merecem bons sitios

Coca disse...

Sardinhas a condizer com compota, Pisca????? Acho que tem mesmo de se esforçar. Entretanto, diga-me se vem para a margem direita por estes dias, apra combinarmos a entrega do frasquinho.
Pode ser por mail.

Pisca disse...

Nem pensar em misturar sardinhas com compota !!
Isso são coisas de "nouvelle cuisine"
Era apenas o tentar pagar de algum modo, quem dá o que tem .....

Coca disse...

Ufa, Pisca. Por momentos ainda nos vi a degustar sardinha assada com batata frita e ktechup e dois ingleses ao lado a dizerem "very typical".

blogdafat disse...

Estou no Brasil e tenho produção de maçãs que temos que descartar algumas ainda pequenas e gostaria de aproveitá-las em geléias. Gostei da sua idéia, mas como fazer? Você teria uma receita? Obrigada e parabens pelo Blogue.