As pequenas maçazinhas verdes tinham um aspecto delicioso. À primeira dentada, porém, mostraram bem a acidez da sua têmpera. Percebi logo porque motivo as lagartas não os tinham visitado e os pássaros não os tinham bicado.
Para grandes males, grandes remédios. Depois de duas horas a descascá-los e a cortá-los em lascas, coloquei-os aos lume. Para combater a acidez, optei por lhe juntar uns pêssegos melados. O resultado foi uma compota que de tão extraordinária até a mim me surpreendeu, por ignorar ser capaz de fazer coisas tão saborosas.
As próximas são as pêras, já saboreadas pelos pássaros o que auspicia sabores açucarados.
(Bem sei que ainda não estamos no Outono e fazer compotas agora parece um bocado fora de época, mas em compensação esteve a chover toda a santa manhã, portanto acho que ajudou à cozedura da fruta. Além disso consegui aromatizar a casa toda com o cheiro da compota).
9 comentários:
Que "Mãos de Fada"
Só de ler já me estou a lamber, e logo eu que sou bem guloso
Se o meu marido vê estas fotos ...
:)
ele adora compotas e quanto mais doces melhores
Pisca até corei, caramba. Mãos de fada, confesso que nunca me tinham chamado.
Ninas, pois então mostre lá as peras e as compotas ao homem.
Aos dois, como certamente tereís reparado são quatro frascos. Um para mim, outro para o Pisca, outro para a Ninas e, olhem, outro para quem o apanhar.
Terei muito gosto em partilhar a compota. É só combinar o encontro.
Não era caso para tanto, mas que são Mãos de Fada são, vendo as compotas e a "penteagem" do Gaspar e do Tejo.
Quanto à oferta, estou sem palavras, posso trocar por um sitio com umas sardinhas ou outro peixe a condizer com a compota, prometo esforçar-me.
As coisas boas merecem bons sitios
Sardinhas a condizer com compota, Pisca????? Acho que tem mesmo de se esforçar. Entretanto, diga-me se vem para a margem direita por estes dias, apra combinarmos a entrega do frasquinho.
Pode ser por mail.
Nem pensar em misturar sardinhas com compota !!
Isso são coisas de "nouvelle cuisine"
Era apenas o tentar pagar de algum modo, quem dá o que tem .....
Ufa, Pisca. Por momentos ainda nos vi a degustar sardinha assada com batata frita e ktechup e dois ingleses ao lado a dizerem "very typical".
Estou no Brasil e tenho produção de maçãs que temos que descartar algumas ainda pequenas e gostaria de aproveitá-las em geléias. Gostei da sua idéia, mas como fazer? Você teria uma receita? Obrigada e parabens pelo Blogue.
Enviar um comentário