quinta-feira, agosto 27, 2009

Os independentes, os partidos e as várias justiças

Declaração de interesses:
Não voto em Oeiras, não gosto particularmente de Isaltino Morais, desconfio muito dos independentes e até acho que será lamentável que Isaltino Morais, depois de condenado num tribunal de primeira instância (mesmo que o processo esteja em recurso) se mantenha candidato à representação do povo de Oeiras.
Dito isto não posso deixar de pasmar, perante a Justiça portuguesa e as nobres decisões dos nossos tribunais.
O movimento independente que suporta a candidatura de Isaltino Morais ao Município de Oeiras pediu ao Tribunal que lhe reconhecesse o símbolo da candidatura.
O mesmo fizeram os candidatos independentes em Valongo e Matosinhos.
Com isto, os movimentos independentes pretendem evitar que no boletim de voto apareça um símbolo com o qual as pessoas não se identificam.
Em Valongo (com Maria José Azevedo) e Matosinhos (com Narciso Miranda), o tribunal considerou que os candidatos tinham razão e, nos respectivos municípios, o boletim de voto consagrará o símbolo das candidaturas independentes.
Em Oeiras, o tribunal disse não. E o movimento independente irá figurar no boletim de voto com um símbolo de numeração romana, que lhe foi atribuído por sorteio.
Não me parece justo que assim seja. E esta sentença até pode ser entendida como querendo dar uma vitória a alguém na secretaria.

3 comentários:

Júlio Pêgo disse...

Independente ... de tudo, será desejável que a lei, a justiça, seja igualmente aplicada, quer em Matosinhos, Oeiras, etc. A nível autárquico, parece-me que os eleitores escolhem mais as pessoas, os que mais confiam, estejam ou não integrados em partidos. Daqui uma saudação especial aos que pugnem pelos interesses reais dos seus concidadãos.

Paula Sanchez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Coca disse...

:)
A mim também me parece que deveria ser isso a prevalecer.
E que a justiça, em casos similares, tivesse procedimentos idênticos.