sábado, abril 15, 2006

Orar com frequência: outro pecado mortal?

O anúncio de três novos pecados mortais apanhou-me de surpresa... Inicialmente, achei que era brincadeira da amiga que mos relatava e achei uma boa anedota.
Ela começara pelo pecado do demasiado consumo de internet, seguira para a televisão e concluíra com os jornais. Aí é que o riso veio em bandeiras despregadas! Talvez exagerado na quantidade e até nos décibeis mas, digo-vos, vindo do fundo da vontade. Ops! Outro pecado?
O exagero da prática de várias tarefas, na medida em que nos limita o usufruto de outras, pode não ser exactamente uma boa ocupação do tempo livre. Mas pode, ou não, ser uma escolha.
E se fizer parte do trabalho de cada um? A inclusão das novas tecnologias obriga também à criação de profissões até agora desnecessárias e mesmo os críticos de Media (TV, rádio e jornais) dispensam muitas das suas horas, mesmo em casa, a explorar novas abordagens e conceitos. São, na maioria, quem nos traz à consciência novas tendências de pensamento, atentos que estão sempre ao «correr da pena» da informação. Será a sua profissão um pecado?
O Vaticano teima em ignorar o que se passa na sociedade, fazendo ouvidos moucos aos ventos de mudança. E se sopram... Uma amiga dizia-me há uns anos, quando comecei a trabalhar num site noticioso e perante as minhas dúvidas sobre a nova forma de comunicação, que a net representava, que tudo na vida devia ser incluso, na medida da sua importância e dimensão.
Também acho isso.
Dado este estado de «excessos», daqui a nada surgirá outro pecado: orar demais!

Sem comentários: