quinta-feira, março 27, 2008

A descida do IVA

O ministro das Finanças recomenda aos agentes económicos que façam refletir a descida de 1% do IVA nos preços de venda aos consumidores.
Os consumidores aplaudem e, finalmente, podem começar a gastar fartazana.
Bem sei que este abrir mão de 1% do IVA significa para o Estado não encaixar cerca de 200 milhões de euros, mas vale de alguma coisa?
Alguém pensa que os comerciantes, vergados sob uma recessão económica cujo fim não se vislumbra, vão fazer diminuir 1% o preço de venda dos produtos? E mesmo que o fizessem, que impacto teria isso no bolso do consumidor?

Ajuda os comerciantes da da linha de fronteira com Espanha, sabendo-se que o IVA do lado de lá continua agradavelmente nos 16%?Também não me parece.

Para corrigir a 'loucura' do défict excessivo, o Estado aumentou o IVA de 19% para 21%. O mínimo que se esperava agora era a reposição das condições que existiam quando o défict estava controlado. Tal como parece estar agora.

Não o fazendo, mais valia por agora estar quieto e assumir já, sem falsos pudores de virgem imaculada, a descida dos impostos apenas em ano de eleições. Ou seja para o ano.

Sem comentários: