quarta-feira, março 26, 2008

Preocupações verdes

Parece que há um grupo de portugueses, que já assinou uma petição suportada por uma organização ecologista, preocupado com a eventualidade da gestão da Reserva Ecológica Nacional passar para a competência das autarquias.
A preocupação, se bem percebo, resulta do anátema, que recaí sempre sobre as câmaras, segundo o qual elas se vergam ao peso do betão. E, como tal, a partir do momento que pudessem dispor sobre os terrenos da REN deixariamos de ter áreas verdes, paisagens protegidas, etc.
Acho isto de uma hipocrisia sem fim.
Até agora - e pelo que percebi assim continuará - a gestão da REN tem pertencido à Administração Central, Mas isso significa que temos uma melhor paisagem protegida? Ou florestas mais cuidadas? Que temos menos incêndios ou menos inundações? Ou, quiça até que temos um litoral imaculado dos patos bravos da construção civil?
Parece-me que não. E sinceramente acho que, com algumas limitações de âmbito nacional, os municipios devem poder dispor dos seus territórios. Primeiro porque os conhecem, segundo porque é o governo que está mais próximo das populações e terceiro porque são os goevrnantes locais os primeiros interessados em manter preservadas as suas paisagens naturais.
Sob risco de não o fazendo matarem a galinha dos ovos de ouro, perderem população e investimentos locais.

Sem comentários: