sábado, março 24, 2007

Don't let me down

O meu puto, finalmente, ultrapassou-me em altura. E de tal forma se tornaram indisfarçáveis os dois centímetros de diferença, que já não posso fazer de conta que não estou a ver bem. E como está feliz.
E vinhamos assim nessa felicidade cúmplice, a ouvir o apropriado don't let me down no carro, quando me atira "eu gosto dos Beatles".
Inchei. E lá lhe expliquei que mais do que para a música, os Beatles tinha sido muito importantes para a vida das pessoas, para a mudança de um mundo fechado para um mundo mais aberto, para uma relação mais liberta com os nossos corpos para uma maneira diferente, mais feliz e apaixonada, de olhar a vida.
Ficou a olhar para mim, quando lhe disse que foram jovens como ele que tinham dado o impulso decisivo para o sucesso da banda de Liverpool e que nós, os cotas de hoje, muito agradecemos a essa geração de coragem dos nossos pais.
O meu puto, que para grande orgulho meu, gosta de História e de estórias, ficou espantado quando lhe disse que, nesse tempo, há 40 anos, embora não devessem mostrar as pernas, as mulheres não usavam calças e viviam para casar e ter filhos, porque isso de trabalhar - com tudo o que isso significa - era coisa de homens.
Que turbilhão de perguntas arranjei eu na cabeça do meu puto. É que deve ser muito difícil imaginar uma sociedade assim e, principalmente, perceber que isto só aconteceu há 40 anos...

Sem comentários: