terça-feira, abril 03, 2007

Faltou um milagre em Chongqing


O que se passou em Chongqing, na China, fez-me lembrar "O milagre da Rua 8", um fabuloso filme de Spilberg do final da década de 80. O filme retratava a resistência de um casal idoso para manter a sua casa face à ameaça do carmatelo, que alguns chamam de progresso e desenvolvimento das cidades. Como a força das partes era claramente desigual, o casal de idosos recebeu preciosa ajuda extraterrestre, para manter a sua casa no meio dos arranha-céus que, em pouco tempo, desfiguraram o seu bairro de casinhas baixinhas. Veio do espaço, essa mão-de-obra preciosa que fez renascer a velha casinha.
Agora em Chongqing passou-se o mesmo e uma magnifica foto ilustrava bem o drama de um casal por manter os direitos sobre a sua propriedade. A luta de Wu Ping e Yang Wu, que se arrastava desde 2004, foi conhecida do Mundo quando se divulgou na Internet a situação insustentável em que a pressão imobiliária deixou a sua casa: toda a área em volta foi escavada, e a moradia ficou no topo de um talude, quase na vertical, de dez metros de altura.

Hoje ficamos a saber que, sem uma força extraterrestre capaz de fazer milagres, o casal aceitou sair dali, em troca de uma vivenda de igual valor, mas em outro ponto da cidade.

Sem comentários: