segunda-feira, julho 09, 2007

Geração 500 euros

O meu DN dá hoje eco do emprego da moda, nos call centers. Trabalho temporário, sem direitos, a troco de 500 euros por mês, tornado a única alternativa de trabalho para a geração mais jovem. Mas não se pense que esta é apenas uma função desempenhada por jovens licenciados, acabadinhos de sair da universidade e em começo de vida. Há cada vez mais trabalhadores seniores a fazerem turnos pós-laborais em call centers, depois de cumprirem as oito horas de trabalho em outra empresa. O dia de trabalho é hoje de 12 horas para muitas familías. Por isso é sempre bonito ouvir os políticos falarem da importância da família numa sociedade que vai ficando cada vez mais desumanizada e sem tempo, porque o dinheiro não chega.

6 comentários:

Ninas disse...

O meu é de 13 horas ...

Coca disse...

Mas não é da geração dos 500 euros, pois não? São opções que se tomam. Eu também já tomei essa opção, sem fins-de-semana. E um dia percebi que não sabia para onde estava a correr.

Pisca disse...

Cada vez mais se alarga a chamada escravatura com o nome de racionalização de custos.

A função social das empresas é um dado estranho

Quem trabalha por conta de outrem acaba por ter que se resignar, para poder comer todos os dias.

Até a capacidade de revolta lhe é retirada de todas as formas.

Como se poderá dar a volta a isto

Coca disse...

Mudando a nossa relação com o trabalho, acabando com o modelo do capitalismo selvagem e desenfreado que esgota todas as relações sociais e, com isso, acaba por se suicidar a si próprio. (Ok Pisca, pare lá de rir, que eu hoje estou para a poesia). Abraço

Pisca disse...

Rir eu ? De maneira nenhuma, é que também acredito em bruxas e fadas (de vez em quando)

Coca disse...

Bem vindo, então, ao reino da fantasia que, ainda que lentamente, faz girar o Mundo e mudar as coisas. Abraço camarada, Pisca.