sexta-feira, julho 06, 2007

Saberes

O meu puto, convencido de que me conhece bem, saiu-se com esta: "Tens esse ar de má, mas no fundo és um coração de manteiga". E pronto, assim se vai a autoridade de uma mãe.

7 comentários:

Ninas disse...

ahah

o que vale é que a minha filha ainda não fala tanto :)

Coca disse...

Já ia propor apresentar os petizes...

Júlio Pêgo disse...

Ter uma relação afectiva bidireccional, com conhecimento mútuo, é partilhar espaço de crescimento interor.Apenas uma condição:a hierarquia deve manter-se,distinguindo bem os papéis de mãe ou de amigo. Os dois juntos são nefastos, pela necessidade de estruturação da criança.Amor de mãe é amor de mãe. Amizade de mãe não existe ( ou não deve), principalmente na fase de crescimento.
Júlio

Coca disse...

Não concordo consigo Júlio. Por circunstâncias especiais vi-me na condição de mãe sem nunca ter pensado muito no assunto. Eu aprendi a ser mãe e o meu Dani aprendeu a ser filho. E apliquei então o que sabia: a amizade como suporte de todos os afectos, sem a confudir com autoridade, que raramente é necessária, porque ambos nos respeitamos, cada um no seu papel. Naturalmente, já houve necessidade de impor autoridade e ambos percebemos nessa ocasiões quem manda e quem obedece, sem que daí resulte qualquer mácula. A minha relação com o meu puto é de aprendizagem constante, creia.

Júlio Pêgo disse...

Coca , não discortino onde não concorda. Poderão existir, entre nós, conceitos e definições de amor e amizade, afectos diferentes. Quando afirma que já houve necessidade de exercer a autoridade, cumpriu o seu papel e, o do Dani, de filho. Autoridade não é autoritarismo, pois é livremente aceite, sem gerir mácula, ressentimento ou repressão: não é imposta.
Gostei da aprendizagem constante.
Júlio

Pisca disse...

Há muitos anos que perfilho a seguinte máxima:

Os putos têm um grave defeito, aparecem sem botão para desligar, e não trazem manual de instrucções.

Depois a gente lê (quando lê), quilos de livros de comportamento e conclui que não servem para nada

E a DECO continua calada.

Coca disse...

Júlio, se calhar percebi mal e nã discordamos assim tanto.

Pisca: Eu sei que às vezes é o que apetece dizer, mas servem muito Pisca. Dá-me muito mais ele a mim.
Mas gostei do manual de instruções, do botão do power e sobretudo do silêncio da Deco.