domingo, julho 08, 2007

A maravilhosa sensação de pertencer a uma minoria

Consegui meter três das minhas maravilhas no conjunto das sete maravilhas portuguesas. E fico com esta deliciosa sensação - a que já estou habituada e não é má de todo - de pertencer a uma minoria. Apesar de tudo, dirão alguns, não foi mau, mas não deixo de ficar de queixada caída por perceber que, para a maioria dos portugueses votantes, o Convento de Cristo, em Tomar, por exemplo, não é uma obra assim tão extraordinária. Será que votámos, apenas, pelos monumentos que mais conhecíamos? É a única explicação que encontro para a inclusão da Torre de Belém nestes 7. E já que era "obrigatório" meter algum património de Lisboa, que esse fosse representado pelos Jerónimos. É que à frente da Torre de Belém, em minha opinião, até é mais interessante o Largo do Chafariz de Dentro, em Alfama, ou o Panteão Nacional.


Foi a seguinte a votação oficial:
1.Mosteiro de Alcobaça
2. Mosteiros dos Jerónimos
3. Palácio da Pena
4. Mosteiro da Batalha
5. Castelo de Óbidos
6. Torre de Belém
7. Castelo de Guimarães

Eu teria posto o Palácio da Pena em 5ºlugar, o Castelo de Óbidos em 6º e, por fim, coincidimos eu e a maioria com o Castelo de Guimarães em 7º lugar.

Os meus quatro primeiros não couberam nas escolhas finais e eram: O Castelo de Almourol, em Constância, o Convento de Cristo, em Tomar, a Fortificação de Monsaraz e o Paço Ducal de Vila Viçosa.

8 comentários:

Júlio Pêgo disse...

Coca, partilho consigo a "mágoa" da não eleição do Convento de Cristo. Na sua génese, está um pouco do início de Portugal, através da Ordem do Templo(Templários) e o apogeu português manuelino. Visitar a Charola, o Convento e o Castelo é mergulhar na nossa história. Embora importante, do ponto de vista de marketing, não atribuo grande valor às classificações. O mesmo, em relação às sete maravilhas, incomparáveis entre si, parecendo de mau gosto a inclusão do "Cristo Redentor". Aqui, valeu concerteza, o Brasil ter mais de 200 milhões de habitantes...
Júlio

Coca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Coca disse...

Claro que 200 milhões pesam muito em qualquer eleição. E também concordo com a sua desconfiança em relação às classificações. É assim como uma espécie de sondagem, caro Júlio.

Pisca disse...

Sobre o Largo do Chafariz de Dentro, tou de acordo.

Em Lisboa prefiro os Miradouros

Sobre a Eleição, vi aquilo de passagem e o pouco (muito pouco)que vi, foi de ir às lágrimas com tanta burrice debitada ao vivo e em directo.

O "Cardeal" cortou nos telepontos ?? Falo das meninas que entrevistavam uns fulanos que iam entrando

Pisca disse...

Só mais uma coisa:

Monsaraz - Sempre (e com uma corrida de toiros no castelo)

Paço Ducal Vila Viçosa - Também, e com a Pousada e tudo, linda, mas cuidado com as companhias, acontece

Coca disse...

Só li, não vi, a votação. Felizmente ocuparam-me o sábado, não fosse dar-se o caso de a televisão ficar ligada em casa. Ms já me constou que foi lindo e arrasou toda a concorrência, com burrice ou sem burrice.
Quanto a Monsaraz e a Vila Viçosa gosto de partilahr o seu gosto, menos em relação à tourada. Um dia falo aqui do desafio que lancei à minha tolerância, com a discussão dos touros de morte em Barrancos.

TG disse...

Minha amiga Coca, não podia estar mais de acordo. É um crime o Convento de Cristo não figurar na lista das 7 MAravilhas de Portugal, mas o concelho de Tomar só tem 45 mil habitantes e a cidade 20 mil. Mas 7 Maravilhas do Mundo incluir o Cristo Redentor do Rio de Janeiro só me dá vontade de rir, de tão ridículo que é...

Coca disse...

Foi linda a festa dos tabuleiros TG. Pelo que vi na televisão. Quanto ao Convento de Cristo, palavras para quê?. Ainda ontem a mulher do director de um dos "7 magníficos" me elucidou sobre as contas feitas com os interesses municipais. Em relação ao Cristo redentor, as contas foram as mesmas. Assim, não brinco mais.