segunda-feira, julho 16, 2007

Votos (favas) contados(as)

O novo presidente da câmara municipal de Lisboa, António Costa, foi eleito com menos de um terço dos votos (quase 58 mil) dos 38% (197 mil) residentes de Lisboa que decidiram votar.

Sinceramente não me parece que tenha havido vencedores na noite de ontem, mas parece-me que houve muitos derrotados. A começar pela cidade e os seus cidadãos que abdicaram de um dos principais direitos e deveres de cidadania. Por culpa dos políticos? Por descrédito no sistema? Por desinteresse na participação política activa? Por comodismo?
Cada um terá tido as suas razões, mas eu penso que as pessoas estão cansadas e atingiram o auge (será?) do pior de todos os sintomas: estão-se nas tintas. Já não querem saber.
E não querer saber, a mim, que me corre a liberdade nas veias, assusta-me mais do que políticos corruptos ou ardilosos, porque contra esses eu consigo lutar. Contra o desinteresse dos meus iguais, faltam-me as armas e começa-me a faltar a força. E eu não quero isso para mim, para a minha cidade e para o meu futuro.

Sem comentários: