segunda-feira, maio 28, 2007

Homens pequenos

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não autorizou a renovação da concessão de licença a uma televisão independente, por não a poder controlar. Fica-lhe mal. Sobretudo, dá razão aos seus críticos (como lhes chama "imperialistas") de que age com um ditador. Bem sei, que não vi os seus críticos dizerem que as condições sociais na Venezuela melhoram nos últimos anos, que o salário mínimo aumentou 40% e que a tributação fiscal diminuiu. Ou, tão pouco, recordarem que foi eleito por esmagadora maioria dos seus co-cidadãos. Mas fica mal a Cháves actuar com arrogância sobre aqueles que se lhe opõem. O presidente da Venezuela demonstra assim que despreza a liberdade, um desprezo que vai muito para além da liberdade de expressão. E isso não é tolerável.

16 comentários:

Pisca disse...

Sobre o seu post, recomendo ver no youtube 8 videos sobre o golpe a tentativa de golpe destado de há alguns anos, bem como a participação desta estação de tv nesse mesmo golpe, é mais que esclarecedor.
Acho que se chama "Revolução na TV"

Passados 4 anos a licença não foi renovada.

Acreditem que vale a pena ver os responsáveis da tv agora fechada a vangloriarem-se do que tinham feito e do que iam fazer a seguir

Coca disse...

Vou ver sim. Mas também lhe digo, sem ver, que dificilmente alterarei o meu pensamento. Aprecio a coragem de Chávez, embora o seu populismo me cause muits reservas. E não me custa nada a acreditar que a TV em causa poderia ser o antro dos seus inimigos, mas penso que os homens são maiores quando não espezinham o inimigo. Como uma metáfora, mal comparada, por certo: Quando um animal nos ataca temos de ter inteligência para não nos deixarmos morder. É legítimo ficar vigilante. Não é legítimo matar o bicho. Chávez não precisava de fazer isto. Os homens são maiores com tolerância e nem sempre é nos momentos bons que ela se encontra.
Um abraço.

Planetas - Bruno disse...

Se ainda tem algumas dúvidas sobre a natureza totalitária e anti-democrática do sr. Chavez, recomendo que analise o seu pasado até "conquistar" o poder.
Neste sentido, urge que o Governo interrompa o ensurdecedor silêncio que, inexplicavelmente, mantêm sobre o FECHO compulsivo de um canal de TV ditado por decreto presidencial proferido em vivo (de forma obrigatória) em todos os meios de comunicação nacionais.

Nota esclarecedora: permita-me aqui colocar o video da tomada de decisão do CHAVEZ

http://www.youtube.com/watch?v=0KYd9XRZsJE

Coca disse...

Caro Bruno, não estou interessada em investigar o passado de ninguém. Muito menos do sr. Chávez. Interessa-me muito mais o presente e o que vou vendo. Quanto ao silêncio do nosso governo, eu até acho que o sr. Chávez está muito preocupado com aeventualidade de Portugal abrir a boca para criticar o que quer que seja. Aliás, até acho mesmo que seria o suficiente para o sr. Chávez inverter imediatamente a política socialista que está a aplicar na Venezuela.

Planetas - Bruno disse...

Cara coca,
Relativamente à preocupação do Chavez sobre a possibilidade de o nosso governo o criticar ou não, é totalmente irrelevante.
Nem poderia ser de outra maneira, senão não faria sentido emitir opinião neste ou em qualquer outro espaço.
Importa sim, tomar uma posição independentemente das consequencias que de ai possam advir, é uma questão de principios.

Cumprimentos.

Coca disse...

Caro Bruno, é de facto uma questão de princípio. Até do princípio de não intromissão na vida interna de cada Estado. Mas se quiser, como eu, levar este encerramento para a área dos direitos humanos - uma vez que temos direito a uma informação livre e isenta - também lhe digo que, aí sim, Portugal poderia criticar o sr. Chávez e a sua decisão. Mas eu, como cidadã livre que preza a dignidade humana, também ficaria à espera de ouvir o governo português criticar as execuções de pessoas, designadamente, nos Estados Unidos. E também ficaria à espera, mesmo à posteriori, de ouvir um comentário de repúdio das autoridades nacionais, sobre os governantes que permitiram que fosse feita em solo português uma cimeira de guerra. Isto apenas para lembrar dois exemplos, porque desgraçadamente não faltam episódios mais ou menso súbtis de violações dos direitos humanos. Provavelmente - admito que sim - muito mais graves do que o episódio político na Venezuela.

Samir Machel disse...

Muita gente tem legitimamente reservas sobre o Chavez. Eu pelo menos tenho-as.

Agora alguans aspectos a nao esquecer:
- Tem sido sistematicamente legitimado por eleicoes;
- Até números da CIA reconhecem a descida pobreza. Demagógica ou nao houve uma redistribuicao, negada pelos anteriores parasitas.
- A televisao em causa teve um papel fundamental na preparacao de um golpe militar; se isso nao é motivo para nao renovacao de licencas, entao nao sei o que é.

No bitoque temos várias pecas sobre o assunto.

Coca disse...

Caro Samir Machel subescrevo inteiramente o que disse do sr. Chávez. Já conhecia o Bitoque. E aproveito para lhe dar os parabéns. E de resto gosto muito em o ver por aqui.
Um abraço da Coca

Planetas - Bruno disse...

Cara cocas,
Apenas me limitei a comentar o assunto do post colocado por si.
a Guerra do Irak parece-me que deveria ser referida noutro post.

Fico com a ideia que afinal não se revê tanto nas suas palavras
"O presidente da Venezuela demonstra assim que despreza a liberdade".

Seria bom que alguma esquerda não procurá-se na America Latina mais CHé prenho de Ideias Sonhadoras e Líricas...de qualquer maneira nem o Ché vive nem o CHavez passa de um Militar Frustrado Golpista e Demagogo!!!

Coca disse...

Caro Bruno ainda bem que me comentou e agradeço que o faça, meso que não partilhemos da mesma opinião. Como é o caso. Deixe-me apenas revelar-lhe, já agora, que não vejo em Chávez um "militar frustado ou golpista", porque uma e outra coisa não me parecem aplicar-se. Entendo como já disse que há um cunho populista que me deixa desconfiada, seja qual for o governante. Mas em justiça diga-me demagogo porquê?
Sobre a esquerda, esse sim, seria assunto para muitos outros posts. E quanto ao Che engana-se mais uma vez Bruno, porque com ou sem utopias, consoante a nossa visão, enquanto nos lembrarmos dele, ele não morreu. E eu sou das que, sem a utopia política, mas com a utopia dos sonhos que fazem mover montanhas, não o deixará esquecer.
Um abraço.

Planetas - Bruno disse...

Golpista pq foi ele que atentou contra a democracia em 2 oportunidades. Curiosamente agora chama a todos aqueles que dele discordão Golpistas!
Demagogo pq, apesar de estar no Governo à 9 anos (com o $ do petroleo em níveis historicos) continua a dizer que a fome e miséria que se vive na Venezuela (falo com conhecimento de causa, vivi lá 10 anos)é culpa do imperialismo norte americano e não se atribui qualquer responsabilidade.
Megalomano, pq diz que apenas ele pode governar o País, e que para isso ficará até ao ano 2021.

Aproveito para colocar um pequeno video sobre as suas aspirações Presidenciais.

Nota. o General que diz, no video que se segue, que o Chavez se tinha demitido é hoje o Embaixador da Venezuela em Portugal!! Curioso "Golpe de Estado"
http://youtube.com/watch?v=JxbKGH1h5ew

Coca disse...

Era bom que conseguissemos chegar ao poder e mudar tudo como um estalar de dedos. Chavez fica até 2021? Se o seu povo assim o quiser, e como sabe tem querido...

Planetas - Bruno disse...

Não deixa de ser curiosa a forma como a uns, é lhes dada todo o beneficio da dúvida (mesmo 9 anos depois, como se fosse pouco) e a outros, como por exemplo o Socas já toda a gente lhe salta em cima ao fim de 2 anos...!!
O Povo é quem mais ordena, essa máxima tem que se lhe diga, a julgar pela chuva de criticas que o Jardim tem recebido de todos os lados (apesar de não existir qualquer paralelismo entre as personagens) parece que agora até é saudável que as pessoas se perpetuem no poder com o pretexto que o Povo é quem mais ordena...!!
A democracia é pluralidade de opiniões e sobre tudo Rotatividade no Poder, limitada por lei.
Caso contrário, basta um populista enganar a 80% da população Pobre, com uns discursos bem demagogos, apoiando-os com umas migalhas e voilá...L´Etait ce moi!!

Abraço,

PS: Não sou nem serei adepto da direita, mas nunca alimentarei os pseudo lideres de movimentos da esquerda fundamentalista, que apenas se servem do poder que tanto criticaram para assim poder derrubar qualquer um que não pense como el!

Patria, Libertad y Vida!!

Coca disse...

Caro Bruno, já tinha percebido que ideologicamente não era de direita. Eu também sou de esquerda, como já percebeu. Mas tento lutar para que a lucidez não me torne refém da minha ideologia. Quer goste ou não - como eu não gosto de ver o Alberto João eternizado no Poder - é assim que o seu povo quer. E o povo, quer nós concordemos ou não, é soberano. Apesar de ser uma lapalissada a democracia ainda é o melhor dos sistemas. Ou propõe um sistema diferente?

Planetas - Bruno disse...

Grato pela afinidade Politica.
A Democracia é o melhor dos piores Sistemas, mas o que o torna notavelmente diferente e mais virtuoso é precisamente a sua constante transformação e adaptação às necessidades de aperfeiçoamento das Sociedades e Instituições...Neste sentido, creio que a lei deve ser alterada no sentido de devolver o verdadeiro sentido de serviço público no que toca ao exercício de cargos políticos.
O Poder Corrompe até o mais inocente, logo, não se deve permitir que o cargo se confunda com a pessoa que o ocupa, sob pena de surgirem suspeitas de regimes Ditaturiais!

Coca disse...

Finalmente concordamos em alguma coisa. "O poder corrompe até o mais inocente". Mas não tem de ser sempre assim. Chame-lhe utopia, mas eu acredito que o Poder seja construído no respeito e na transparência.