Os fabricantes, representantes e operadores de telemóveis inventaram um estratagema para impedir os seus clientes de usufruírem da garantia dos aparelhos que compram. A garantia de um aparelho só é accionada se for provado que o cliente não lhe deu mau uso. Ora, perante isto, os fabricantes descobriram que tinham de encontrar um mau uso qualquer nos aparelhos que ali chegassem para reparação, para salvaguardarem a obrigação de reparação ou até de eventuais substituições.
E descobriram esta frase magnífica: "o aparelho tem humidade na placa". Que é como quem diz: andou com telemóvel à chuva, deixou-o cair na sanita, mergulhou com ele ou... é melhor ficar por aqui que a imaginação com líquidos não tem limites.
Assim sendo, a garantia não é accionada e o cliente das duas uma: ou paga uma eventual substituição (mesmo que o seu telemóvel tenha um ou dois meses) ou compra outro. Simples.
E não se pense que os "topos de gama" estão isentos, pois conheço, pelo menos, dois casos de telemóveis de valor superior a 200 euros, cujo diagnóstico foi "humidade na placa". Por acaso, um deles, dias depois de ter "morrido" sem se saber porquê até voltou a funcionar normalmente.
Já escrevi isto no DN (ver link) e sei que os operadores ficaram muito satisfeitos com a denúncia pública. Mas hoje voltei-me a lembrar porque aconteceu comigo. Só que em vez de me dizerem (na loja da Vodafone do Parque das Nações) que o telemóvel tinha "humidade na placa", alteraram a desculpa (muito menos poética) para "o aparelho tem líquidos lá dentro".
É uma vigarice pegada. A Deco está cheia de queixa de consumidores e o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo também. Mas fica o alerta, para quem comprar telemóvel, sobretudo de valor elevado: peçam garantias de que, passado um mês ou dois, o aparelho não cria humidade na placa. Nem em outro sítio qualquer...
E descobriram esta frase magnífica: "o aparelho tem humidade na placa". Que é como quem diz: andou com telemóvel à chuva, deixou-o cair na sanita, mergulhou com ele ou... é melhor ficar por aqui que a imaginação com líquidos não tem limites.
Assim sendo, a garantia não é accionada e o cliente das duas uma: ou paga uma eventual substituição (mesmo que o seu telemóvel tenha um ou dois meses) ou compra outro. Simples.
E não se pense que os "topos de gama" estão isentos, pois conheço, pelo menos, dois casos de telemóveis de valor superior a 200 euros, cujo diagnóstico foi "humidade na placa". Por acaso, um deles, dias depois de ter "morrido" sem se saber porquê até voltou a funcionar normalmente.
Já escrevi isto no DN (ver link) e sei que os operadores ficaram muito satisfeitos com a denúncia pública. Mas hoje voltei-me a lembrar porque aconteceu comigo. Só que em vez de me dizerem (na loja da Vodafone do Parque das Nações) que o telemóvel tinha "humidade na placa", alteraram a desculpa (muito menos poética) para "o aparelho tem líquidos lá dentro".
É uma vigarice pegada. A Deco está cheia de queixa de consumidores e o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo também. Mas fica o alerta, para quem comprar telemóvel, sobretudo de valor elevado: peçam garantias de que, passado um mês ou dois, o aparelho não cria humidade na placa. Nem em outro sítio qualquer...
2 comentários:
Já me perguntaram se tinha filhos pequenos ...
Mesmo sem filhos pequenos, como vês, os telemóveis podem ganhar humidade nas placas...
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