quinta-feira, junho 21, 2007

Lisboa, Porto e Setúbal são as piores cidades

Lisboa, Porto e Setúbal foram consideradas as piores cidades portuguesas para se viver e simultaneamente as mais inseguras, de acordo com um inquérito promovido pela DECO, junto de duas mil pessoas, das 18 cidades capitais de distrito do território continental e publicado hoje pelo DN.
Viseu, Viana do Castelo, Braga, Aveiro e Castelo Branco são, ao invés, as cidades onde mais apetece viver. O emprego, a segurança, o acesso a cuidados de saúde e a habitação foram as variáveis que determinaram a classificação final.
Guarda, Lisboa e Porto obtiveram os piores resultados quanto à mobilidade, sobretudo devido à dificuldade de estacionamento automóvel.
As redes de transportes de Castelo Branco e Setúbal tiveram os piores resultados, mas pelo preço e pela falta de conforto.
Segundo os residentes, a qualidade habitacional é melhor em Aveiro, Braga, Castelo Branco, Faro, Leiria e Santarém. Já as casas de Lisboa merecem referência pela negativa, principalmente pelos problemas de humidade.
A má resposta dos serviços municipais face às necessidades dos cidadãos é apontada com maior incidência em Lisboa, Leiria e Setúbal.

Refira-se ainda que no panorama internacional, (o inquérito foi feito em 76 cidades - incluindo as 18 portuguesas) Viseu foi a cidade nacional que obteve melhor classificação (17º lugar) e Setúbal a pior (74º).Na Europa, pior do que Setúbal só as italianas Nápoles e Palermo.
No âmbito europeu, Bragança destacou-se como a cidade com melhor qualidade ambiental e menos ruído e a Guarda como a cidade com ar mais puro.
Pela parte que me toca, que anseio por viver uma vida simples numa cidade média, eu viveria bem em Braga, Viana do Castelo, Covilhã, Guarda, Portalegre ou Beja.

Sem comentários: