quarta-feira, junho 27, 2007

Trabalho mais moderno e sem direitos

A comissão do livro branco que está a estudar a revisão do Código do Trabalho, a pedido do governo, por acaso um governo de esquerda, apresentou propostas com o intuito de modernizar e adaptar ao século XXI as relações laborais. Daquilo que hoje li e ouvi recolhi estas impressões.
1. A jornada diária de trabalho deixa de ter um horário de oito horas. Haverá apenas que respeitar tectos horários semanais.
2. A entidade patronal pode reduzir os salários dos seus funcionários por razões objectivas, como as dificuldades económicas da empresa. Podem os trabalhadores ficar descansados porque essa situação só aconteceria com o seu acordo e com o aval da Inspecção de Trabalho. Ufa!
3. As remunerações complementares (diuturnidades, regimes de isenção de horários, exclusividade, entre outras) deixam de contar para o subsídio de férias. Na prática o subsídio de férias passa a ser igual ao salário base.
4. A hora de almoço passa a ser de meia-hora
5. A majoração do período de férias em três dias é anulada. Passa a haver apenas a compensação de um dia. O período anual de descanso é assim reduzido de 25 para 23 dias.
6. O empregador ganha legitimidade para despedir funcionários por inadaptação.

De repente apetecia-me dizer 'Volta Bagão, estás perdoado'. E nem consigo dizer mais nada, porque estupidifiquei.

9 comentários:

Ninas disse...

Governo de esquerda??? Onde é que ele anda???

Pisca disse...

Pensando sobre o que nos revelou, tenho como axiomas o seguinte:

1- Este governo é constiuído nos seus principais "mentores politicos", por gente para a qual o trabalho "puro e duro", seja de que forma seja, nunca existiu, são na sua maioria, gente de "aparelho", que cresceu (terá ?)de lugar em lugar, até atingirem os sitios onde estão.

2 - Ao mesmo tempo, naturalmente que se foram mais ou menos "colando" (termo suave), a quem os foi protegendo, e recebendo "ideias" para depois as levarem como suas. São uma espécie de "entregadores de diplomas" sem capacete, é o preço que pagam pela "brilhante ascensão" provavelmente é a sua unica qualificação.

São vazios de ideias, não conhecem nada para além do seu umbigo, repetem o que ouviram dizer, ou na maioria das vezes o lhes mandaram dizer.

Grave é que "governam", por outras palavras pagam favores com o Povo deste País.

Coca disse...

É tão linda a liberdade de expressão.

Pisca disse...

Olhe que um dia destes ainda vão legislar sobre a coisa.

Nos Jornalistas já começaram

Coca disse...

Brincalhão, o Pisca é mesmo danado p'ra brincadeira.

Pisca disse...

Não se ria, temos um Governo de cola e tesoura (como nos jormais antigamente)

Dá uma volta por aí, descobre uma lei em qualquer sitio, copia, traduz, manda publicar e já está

Simplex no seu melhor

Coca disse...

Veja lá a opinião que o Pisca tem do nosso glorioso, atento, prestável e competente governo... Agora sóu eu que digo, má vontade é o que é.

Pisca disse...

Às tantas é capaz de ser, somado ao que fui "desenterrar" do DN de 8 de Agosto de 2005, onde eu andava ??

Tá No Blogue do Pisca

Coca disse...

já vi, mas vou reler.